quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Grand Bazaar em Istambul


Sempre sonhei, desde pequeno, em conhecer a deslumbrante Constantinopla, Capital do Império Bizantino que, cortada pelo belíssimo estreito de Bhosphorus também divide o Oriente e Ocidente e que cuja queda ( no século 15) deu início ao Império Otomano e a Idade Moderna ( e consequentemente o fim da idade Média, período extremamente interessante e que me causa grande fascínio); hoje conhecida por Istambul.
Pois então: há um documentário fantástico sobre a pujança musical na cidade, o filme Atravessando a Ponte ( Crossing the bridge), do turco-alemão Fatih Akim. É uma viagem musical que traz da cena mais underground aos grupos contemporâneos mais pops e conhecidos, dos sons mais tradicionais orientais, antigas canções, músicos fantásticos como Orhan Gencebay, ao híbrido psicodélico e Hip Hop Turcos! Uma das cenas mais impressionantes é uma Jam session conduzida pelo incrível clarinetista Selim Sesler, dentro de um bar em sua cidade natal, onde todos celebram uma espécie de fusão da música turca e romena, bebendo e tocando muito. Se Confúcio dizia que para se compreender a cultura de qualquer lugar é preciso ouvir a música que vem dali, certamente o filme nos ajuda a entender um pouquinho da antiga Constantinopla e da multi-facetada e frenética Istambul, do estreito de Bhosphorus e de sua gente.

2 comentários:

Rafael Fernandes disse...

Aêêê Chicão!!!

Legal que você fez um blog. Fica a sugestão de, entre outras tantas coisas, colocar bastidores da música, shows, comentários sobre instrumentos, estudo e etc...

Abraço!

rogerio santos disse...

Fala Chicão...
Quase fui para Istambul logo depois de vc...
Tava com uns 10 dias livres e precisando viajar... O Ari Colares tava indo para lá e eu fechei de ir junto com ele... mas por sorte ou por azar, a disponibilidade dele calhou justamente com meu show de estréia no Café Piu Piu em julho...(primeiro show é; ou deve ser; como o primeiro sutiã...rs)
E deixei essa viagem de lado para embarcar nessa outra...
O que também foi bom demais...

Viajei mais tarde, mas mudei o destino e deixei essa maravilha para, quem sabe, no futuro...

Morro de curiosidade de conhecer essa região do Mar Negro, tão importante e interessante geopoliticamente...

Vi tuas fotos e estão bem legais

Abraços
Rogerio