sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Obrigado ao pessoal de San Diego

No último dia 23 de Novembro recebi um e-mail da California que me deixou profundamente emocionado.
É que atualmente vivemos essa realidade de extrema volatilidade, tudo passando sob nossos olhos tão rapidamente, transformando-se como se numa espécie de "estado líquido", que nem mesmo sabemos qual o propósito de tudo o que plantamos em meio a essa efemeridade constante das coisas, uma aparente areia movediça!
O que é real e o que é virtual, fictício? Parece que não sabemos mais. Nesse ponto, confesso, a internet nos confunde sobremaneira. Separar o joio do trigo nesse universo de um bilhão de informações, entre as verdades e os factóides a que a rede nos expõe, inclusive invadindo diariamente nossas caixas postais, não é das tarefas mais fáceis!
É como naquele livro de Zygmunt Bauman "Modernidade Líquida", ou a velha questão que sempre esteve no ar: Quo vadis?...
Pois bem, voltando à mensagem, ela me contava de uma recente homenagem, um concerto realizado na cidade de San Diego semana passada; 'Chico Pinheiro Tribute Concert'.
A flautista e uma das participantes do tributo, Louisa West, reportava-me entusiasmada sobre o que acontecera naquela noite de Domingo; o repertório, arranjos, formações e bandas participantes, os três sets que compunham o show.
Fiquei surpreso e maravilhado com tamanho cuidado nos pequenos detalhes; a transcrição dos temas, dos solos, instrumentações, a dedicação e tempo empenhados por todos os envolvidos no projeto.
Isso me fez lembrar da pergunta de um grande amigo, Márcio Soares (hoje um dos grandes montadores de cinema e TV do país, também saxofonista e Clarinetista de Jazz) durante nossos tempos de Berklee: "Chico, qual o seu sonho pro futuro?" Ao que respondi: "Trabalhar! E, se possível, sempre com boa música".
A todo o carinho e generosidade que vem de longe, a Kamau Kenyatta e membros do University of California's Jazz Studies Department, a todos os músicos participantes, envio de volta um abraço afetuoso: Muito obrigado pessoal!

5 comentários:

Augusto Cezar C.L. disse...

Chico,
É bom vê-lo escrevendo, abrindo mais um canal para comunicação com as pessoas.
Pelo que noto, você tem conseguido, sempre, trabalhar com boa música. Fazê-la. Criá-la e interpretá-la. É bom acompanhar o crescimento de um artista tão superlativo e tão generoso com seu público. Muito sucesso por aqui. Acompanharei seus escritos. A gente se vê na Fnac dia desses. Abraços!
(Ah! Seu poema está de novo no meu blog)

Mecka disse...

Chico,
é verdade quando você diz que a internet nos confunde sobremaneira, o real, o virtual...
Modernidade líquida mesmo.
Você fala do livro e eu lembrei de um filme do Win Wenders chamado: Até o fim do mundo. Antevendo a evolução da realidade virtual, ele faz uma leitura brilhante sobre os limites entre o sonho e a realidade, que pode de certa forma ser transposto e codificado para o que chamamos de real e virtual.
Quanto ao tributo em San Diego, vc merece!!! Vem desenvolvendo um trabalho maduro e sério e penso também formando uma escola.
No mais, já comprei o ingresso para a apresentação de vocês no mercado cultural na próxima quinta-feira. Tentarei ver a possibilidade de falar com vossas senhorias após o show.
Um abraço,
Mecka

Louisa West disse...

Chico,

Thank you so for the mention in your blog. : )

We are deeply honored to have the privilege of playing your music and also of knowing you guys personally.

I agree, there is nothing better than having the opportunity to work on wonderful music, especially with great musician friends. Playing the concert was such a great pleasure for all of us! We can't wait to do it again!

Abracos!!
Louisa

Chico Pinheiro disse...

Obrigado, Mecka.
Estaremos lá em Salvador, portanto a gente se vê no TCA. Abs,
C.

Chico Pinheiro disse...

Louisa,
Thank YOU so much for this touching and beautiful homage! I'm deeply honored.
All my best for you all and I really hope to see you guys soon!
Beijo
Chico