No último dia 23 de Novembro recebi um e-mail da California que me deixou profundamente emocionado.
É que atualmente vivemos essa realidade de extrema volatilidade, tudo passando sob nossos olhos tão rapidamente, transformando-se como se numa espécie de "estado líquido", que nem mesmo sabemos qual o propósito de tudo o que plantamos em meio a essa efemeridade constante das coisas, uma aparente areia movediça!
O que é real e o que é virtual, fictício? Parece que não sabemos mais. Nesse ponto, confesso, a internet nos confunde sobremaneira. Separar o joio do trigo nesse universo de um bilhão de informações, entre as verdades e os factóides a que a rede nos expõe, inclusive invadindo diariamente nossas caixas postais, não é das tarefas mais fáceis!
É como naquele livro de Zygmunt Bauman "Modernidade Líquida", ou a velha questão que sempre esteve no ar: Quo vadis?...
Pois bem, voltando à mensagem, ela me contava de uma recente homenagem, um concerto realizado na cidade de San Diego semana passada; 'Chico Pinheiro Tribute Concert'.
A flautista e uma das participantes do tributo, Louisa West, reportava-me entusiasmada sobre o que acontecera naquela noite de Domingo; o repertório, arranjos, formações e bandas participantes, os três sets que compunham o show.
Fiquei surpreso e maravilhado com tamanho cuidado nos pequenos detalhes; a transcrição dos temas, dos solos, instrumentações, a dedicação e tempo empenhados por todos os envolvidos no projeto.
Isso me fez lembrar da pergunta de um grande amigo, Márcio Soares (hoje um dos grandes montadores de cinema e TV do país, também saxofonista e Clarinetista de Jazz) durante nossos tempos de Berklee: "Chico, qual o seu sonho pro futuro?" Ao que respondi: "Trabalhar! E, se possível, sempre com boa música".
A todo o carinho e generosidade que vem de longe, a Kamau Kenyatta e membros do University of California's Jazz Studies Department, a todos os músicos participantes, envio de volta um abraço afetuoso: Muito obrigado pessoal!
5 comentários:
Chico,
É bom vê-lo escrevendo, abrindo mais um canal para comunicação com as pessoas.
Pelo que noto, você tem conseguido, sempre, trabalhar com boa música. Fazê-la. Criá-la e interpretá-la. É bom acompanhar o crescimento de um artista tão superlativo e tão generoso com seu público. Muito sucesso por aqui. Acompanharei seus escritos. A gente se vê na Fnac dia desses. Abraços!
(Ah! Seu poema está de novo no meu blog)
Chico,
é verdade quando você diz que a internet nos confunde sobremaneira, o real, o virtual...
Modernidade líquida mesmo.
Você fala do livro e eu lembrei de um filme do Win Wenders chamado: Até o fim do mundo. Antevendo a evolução da realidade virtual, ele faz uma leitura brilhante sobre os limites entre o sonho e a realidade, que pode de certa forma ser transposto e codificado para o que chamamos de real e virtual.
Quanto ao tributo em San Diego, vc merece!!! Vem desenvolvendo um trabalho maduro e sério e penso também formando uma escola.
No mais, já comprei o ingresso para a apresentação de vocês no mercado cultural na próxima quinta-feira. Tentarei ver a possibilidade de falar com vossas senhorias após o show.
Um abraço,
Mecka
Chico,
Thank you so for the mention in your blog. : )
We are deeply honored to have the privilege of playing your music and also of knowing you guys personally.
I agree, there is nothing better than having the opportunity to work on wonderful music, especially with great musician friends. Playing the concert was such a great pleasure for all of us! We can't wait to do it again!
Abracos!!
Louisa
Obrigado, Mecka.
Estaremos lá em Salvador, portanto a gente se vê no TCA. Abs,
C.
Louisa,
Thank YOU so much for this touching and beautiful homage! I'm deeply honored.
All my best for you all and I really hope to see you guys soon!
Beijo
Chico
Postar um comentário