sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Internet & Copyrights - enfim a democracia?


Outro dia comentava com um grande amigo músico como está difícil ouvir música nas rádios e tvs abertas. Estou aqui me referindo à música "não comercial" - ou àquela programação que 'em teoria' (mas só em teoria), não se encaixa nos 'padrões' de mercado (justamente a que ouço no meu ipod, invariavelmente).
Mas aí é que está, não falo dos artistas menos 'famosos' (embora não menos geniais) como J.T Meireles e os Copa 5, Donga, Bola 7, ou João da Bahiana, mas de nossos 'medalhões' - Chico Buarque, Tom Jobim, Edu Lobo, Moacir Santos - que há tempos são simplesmente ignorados pela grande maioria das estações ou, nas poucas que ainda são 'tocados', não o são suficientemente.
A coisa é mesmo grave... ou melhor... seria - parece que finalmente a luz acaba de surgir forte no fim do túnel.
_______
Há alguns dias, ao receber em casa o demonstrativo trimestral de recolhimento de direitos autorais e conexos, deparei-me com um tópico novo, já com direitos a serem recebidos, que indicava: "execução em internet".
Aquilo me deixou 'encafifado', pois nunca antes havia recebido sobre execução em internet no Brasil (inclusive cheguei a pensar que pudesse ser algum engano do ECAD!).
_______
Pois bem, abro o Estado de São Paulo de hoje e, ao ler a notícia abaixo, quase abro um vinho para brindar, logo de manhã - não era equívoco nenhum.
Ainda que timidamente, foi dado início ao repasse dos famigerados 'direitos sobre execução em internet', algo recentíssimo, até há pouco inédito no país.
Por isso mesmo, é claro que ainda existe um longo caminho de adaptações e ajustes pela frente, especialmente em um país como o nosso onde a legislação de direitos autorais e os órgãos que a aplicam em geral são nebulosos e obsoletos... e de fato não caminham de mãos dadas com compositores, intérpretes, artistas, enfim.
Mas a notícia, em si, é fantástica e animadora!
E o mais importante de tudo, e o que realmente me deixou contente, foi testemunhar o gosto dos internautas ali impresso, absolutamente alheio à programação padrão de rádios e tvs - muito mais plural, brasileiro, democrático! Afinal, na internet cada um ouve o que quer, quando quer, e da forma que quer.
Vejam que maravilha (atentem-se à lista dos autores, intérpretes e músicas mais tocadas!):

O Estado de São Paulo - "Pela Primeira vez, Música na rede recebe direitos"

4 comentários:

camila disse...

santa internet que nos libertou da ditadura imposta pelas grandes gravadoras! amém!

rogerio santos disse...

Fala seu Chico, que boa notícia hein ?
Tanto para os autores que começam a enxergar um caminho de retorno financeiro em relação a seus trabalhos executados na rede, como (principalmente) uma porrada nas mídias tradicionais que de algumas décadas para cá, se acostumaram a tratar o público como gado.

Sucatear a cultura, definitivamente não deveria ser permitido às concessões de TV e rádio.

Ainda bem que a coisa vai pro lado do dinamismo. Espero que seja assim mesmo... mais acesso para a qualidade, menos acesso de raiva !

Abração
Boas Festas Chico (e Luciana)

Chico Pinheiro disse...

Olá Camila, oi Rogério,
Embora ainda não tenhamos um sistema eficiente em relação aos direitos autorais aqui no Brasil, esse recolhimento já significa um avanço, sem dúvida.
O que não podia acontecer era isso: simplesmente ignorarem o fato de que hoje a internet é o meio mais utilzado para downloads, execuções e consequentemente difusão das obras autorais.
Na Europa, Estados Unidos, enfim, o recolhimento já existe há tempos - antes tarde do que nunca.
Abraço grande,
C.

Meggie disse...

Oi Chico... Acompanho seu blog e seu trabalho... E, obrigada pela informação desse post. Trabalho com Assessoria de Comunicação em uma grande empresa e, sempre que pagamos o ECAD para nossos eventos, sempre nos perguntamos se os músicos recebiam aquela dinherama toda que vai nas taxas... Fiquei feliz em saber que o que fazemos aqui realmente vai para as mãos daqueles que nos dão de presente a "iluminação" de qualquer espaço. Abraço, Amanda Mesquita - Santos/SP