quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Would you like some Apple McCartney?


O designer Marc valega foi quem introduziu a idéia, o "Beatle Juice". E aí criaram a versão brasileira: naturalmente, os "Sucos Bárbaros".








terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Poema Sinfônico

É curioso como há diversos casos em que um parte significativa da obra de um artista ou compositor famoso permanece menos conhecida ou até esquecida, em detrimento de outras tantas, às vezes muito mais populares mas nem por isso tão interessantes.
Quando fala-se em Arnold Schoenberg, talvez as primeiras palavras que nos venham à mente sejam: "dodecafonismo" e "atonal".
É verdade, ele foi um pioneiro do atonalismo e também o codificador da composição dodecafônica, enfim, um grande revolucionário. Mas há outras facetas desse compositor que, embora não tenham propriamente um cunho vanguardista ou contestador, são simplesmente sensacionais. A sua fase pós-romântica, por exemplo, é de uma beleza estonteante.
O poema sinfônico para Orquestra Pelleas und Melisande - Opus 5, baseado na peça do Belga Maurice Maeterlinck, é simplesmente extraordinário.
Mesmo ouvidos leigos não passarão incólumes quando expostos à essa jóia rara (dividida aqui em quatro partes). Ele realmente sabia o que estava fazendo, e que harmonizador fantástico!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Web Broadcasting - Live at Smalls Jazz Club - NYC


For those who like jazz, this is simply wonderful -
Smalls, a Jazz Club based in NYC (if you have been there before, you know that the Club has a great vibe), is broadcasting some of their concerts online, LIVE!
I was watching last night, and it was great... you can even stay online and have a wine while waiting confortably at home, between the sets while the crowd is chatting and having their beer at the club- it's just cool...
Tonight they're broadcasting the same fantastic group I was watching myself last night: Peter bernstein, Larry Goldings and Bill Stewart Trio. I woudn't miss it if I were you...
p.s. it will start at 12:30 ( Brazilian time), check it out:

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Luizão Maia.


Há pouco estava em um restaurante com amigos quando uma canção que adoro, de um de meus discos prediletos, começou a tocar ao fundo: "Bye Bye Brasil", de Chico Buarque.
Até aí tudo bem, e você vai se perguntar: "mas porque postar sobre um fato tão corriqueiro - uma música familiar sendo tocada de fundo em um lugar público, assim por casualidade?"
É que um detalhe em especial nessa audição me emocionou - e logo durante a introdução. Ainda não tinha dado tempo de puxar pela memória a ficha técnica dos músicos, que ao longo da execução da canção fui lembrando... mas um instrumentista se fez reconhecer imediata e inequivocamente! Quando o baixo atacou a primeira nota, depois a segunda e a terceira, já parei para apurar os ouvidos. Lá pelo quarto compasso, quando apareceu o primeiro 'fill', aquela 'puxada' sensacional para o "oi coração", pensei comigo: Luizão Maia! Inconfundível...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Internet & Copyrights - enfim a democracia?


Outro dia comentava com um grande amigo músico como está difícil ouvir música nas rádios e tvs abertas. Estou aqui me referindo à música "não comercial" - ou àquela programação que 'em teoria' (mas só em teoria), não se encaixa nos 'padrões' de mercado (justamente a que ouço no meu ipod, invariavelmente).
Mas aí é que está, não falo dos artistas menos 'famosos' (embora não menos geniais) como J.T Meireles e os Copa 5, Donga, Bola 7, ou João da Bahiana, mas de nossos 'medalhões' - Chico Buarque, Tom Jobim, Edu Lobo, Moacir Santos - que há tempos são simplesmente ignorados pela grande maioria das estações ou, nas poucas que ainda são 'tocados', não o são suficientemente.
A coisa é mesmo grave... ou melhor... seria - parece que finalmente a luz acaba de surgir forte no fim do túnel.
_______
Há alguns dias, ao receber em casa o demonstrativo trimestral de recolhimento de direitos autorais e conexos, deparei-me com um tópico novo, já com direitos a serem recebidos, que indicava: "execução em internet".
Aquilo me deixou 'encafifado', pois nunca antes havia recebido sobre execução em internet no Brasil (inclusive cheguei a pensar que pudesse ser algum engano do ECAD!).
_______
Pois bem, abro o Estado de São Paulo de hoje e, ao ler a notícia abaixo, quase abro um vinho para brindar, logo de manhã - não era equívoco nenhum.
Ainda que timidamente, foi dado início ao repasse dos famigerados 'direitos sobre execução em internet', algo recentíssimo, até há pouco inédito no país.
Por isso mesmo, é claro que ainda existe um longo caminho de adaptações e ajustes pela frente, especialmente em um país como o nosso onde a legislação de direitos autorais e os órgãos que a aplicam em geral são nebulosos e obsoletos... e de fato não caminham de mãos dadas com compositores, intérpretes, artistas, enfim.
Mas a notícia, em si, é fantástica e animadora!
E o mais importante de tudo, e o que realmente me deixou contente, foi testemunhar o gosto dos internautas ali impresso, absolutamente alheio à programação padrão de rádios e tvs - muito mais plural, brasileiro, democrático! Afinal, na internet cada um ouve o que quer, quando quer, e da forma que quer.
Vejam que maravilha (atentem-se à lista dos autores, intérpretes e músicas mais tocadas!):

O Estado de São Paulo - "Pela Primeira vez, Música na rede recebe direitos"

sábado, 27 de novembro de 2010

Beautiful song

I've always loved Woody Allen's musical - 'Everybody says I love you' - above all, because of the great song collection.
This is Tim Roth singing 'If I had you' ( by James Campbell and Reginald Connely).

domingo, 21 de novembro de 2010

Lançamento "Flor de Fogo" no Sesc Pompéia!

Os primeiros shows de lançamento de "Flor de Fogo" acontecem nos dias 4 & 5 de Dezembro (Sábado e Domingo), em São Paulo, no Sesc Pompéia - estão todos convidados!





quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Nice Blog

I found this blog through a friend, it's nice:


'The Cats'...




Texto release 'Até amanhã'

Este texto foi uma encomenda para o release do novo álbum do meu querido colega, Ricardo Silveira.
________________

Ao acompanhar mais de perto o trabalho e a fantástica trajetória de Ricardo, claramente nota-se que, além do extraordinário instrumentista, trata-se de um grande compositor e arranjador, lírico e original, qualidades essas impressas em seus diversos discos solos - Skylight, Bom de tocar, Amazon Secrets, Smallworld, Storyteller, Noite Clara, Outro Rio.

Ele tem uma maneira absolutamente peculiar de tratar o ‘tocar’ e o ‘compor’,como dois universos independentes, mas que se encontram e se harmonizam perfeitamente. Isso é raríssimo, especialmente em um instrumentista desse porte.

Sendo um craque absoluto, um virtuose em seu instrumento, Silveira improvisa com total fluência, sempre de forma muito expressiva e eloquente, e domina de forma inpressionante tanto a linguagem brasileira do rítmo e da poesia como a americana dos encadeamentos harmônicos.

Por outro lado, como compositor, seus alicerces vêm da grande canção brasileira. Mesmo quando envernizadas pelo Choro, Jazz, funk, folk ou rock, as composições de Ricardo revelam-nos um cancionista apaixonado.

Após escutar ‘Até Amanhã’, os primeiros sentimentos que me vieram foram os de surpresa e gratidão.

Surpresa pela absoluta reinvenção de cada um dos temas já conhecidos, e aqui regravados.

As faixas foram revestidas em arranjos e performances que as

tornaram atemporais; seja pela concepção de base, toda gravada

‘ao vivo’ por um ‘power-trio’, com o qual Silveira vem excursionando ultimamente e construindo uma cumplicidade e afinidade incríveis;

Seja pelos arranjos sofisticados e inventivos de Vittor Santos, Marcelo Martins, Jessé Sadoc e dele mesmo, ou pela sonoridade belíssima do CD,bem acústica e fiel, sem muitos efeitos.

Gratidão, pois trata-se de um disco de celebrações – aos amigos, às parcerias, ao violão e a guitarra, à brasilidade, à própria música e

à vida, e Ricardo gentilmente nos convida a todos a participar desse

evento na mais privilegiada das condições – a de degustadores da

música resultante desse encontro especial.

Talvez por isso mesmo ‘Até amanhã’ seja tão profundamente

generoso com os instrumentistas e arranjadores participantes. Traz

fundamentalmente o melhor de cada um, pois coloca-os sempre à

vontade dentro de suas especialidades (e aqui, o mérito é do Ricardo produtor).

Se Ricardo Silveira já consagrou-se como uma indiscutível e imensa referência em seu instrumento pelo mundo afora , neste projeto nos

mostra que o grande artista nunca se acomoda em seus próprios

louros - ao contrário, reinventa-se, ousa, arrisca, inquieta-se.

E é justamente exercendo esta qualidade inerente aos grandes, que

Ricardo acerta mais uma vez, em cheio - com este golaço de placa.

Vida longa a este grande artista e a este novo projeto, ‘Até amanhã’!


Chico Pinheiro

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Victoria Suite - Wynton marsalis & Paco de Lucia

What a beauty to see how music has this powerful quality...
of bringing people together, to have some beautiful and eloquent conversation, without saying a word...
it's wonderful and absolutely touching!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Avant Garde SP

Encontrei algumas dicas bacanas sobre diversos assuntos relacionados a São Paulo neste site/ blog. Chama-se Avant Garde - Cutting Edge Urban Lifestyle in São Paulo.
Confiram ( aqui, sobre restaurantes):

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Gentle Giant

When I was 11, I use to listen to this gentle giant, a lot... specially the big band recordings ( the first one I got was "Incredible Journey", such an incredible record ...)
Enjoy!

domingo, 26 de setembro de 2010

sábado, 18 de setembro de 2010

USA Trip - Aug./ Sept. 2010


After teaching at The Brazil Camp, performing a couple of concerts with my band in California, and in NYC ( it's been a month), I'm finally back home, after a long long flight . Here's some pictures from the trip. It's good to be on the road, but also great to be back!

California and NYC - August/ Sept. 2010

Lyricism

Such a beautiful player!
(The tune is "Let's Cool One" by Monk)