domingo, 27 de junho de 2010

Zenon

Quase dividimos um apartamento em Manhatan quando terminei a Berklee.
Acabei voltando para o Brasil em 1999, mas meu amigo Miguel Zenon foi mesmo para Nova Iorque, onde continua até hoje, tocando e encantando por onde passa com seu saxofone, seja na SF Jazz Collective, com Antonio Sanchez, ou com seu próprio grupo.
Uma vez, fazíamos aula de de 'ear training' (os outros "freshmans", isto é, alunos de 1º semestre da classe eram Anat Cohen, Avishai Cohen e Alon Farber - éramos em 5) e havia um teste - solfejar um solo das décadas de 50, 60 ou 70, à escolha... nota por nota, dois chorus completos.
Lembro-me bem de ter escolhido um do Claudio Roditi que me pareceu solfejável, melódico e sobre uma harmonia que conhecia bem. Anat, se não me engano, escolheu um Wayne Shorter de VSOP. Já Zenon chegou com a trascrição de um Coltrane debaixo do braço, era "Ascent" ou coisa assim- algo praticamente impossível, sobretudo pela enorme dificuldade em se pronunciar aquelas notas todas, tamanha a velocidade. Todos nós nos entreolhamos quando ele 'sacou' a partitura e anunciou o tema e a versão escolhida.
Bom, para encurtar a história, logo no final do primeiro Chorus, estávamos todos caindo das cadeiras, de tão bizarra a cena, inclusive o professor. Ele REALMENTE estava solfejando, com nomes e tudo, e o grau de dificuldade para se pronunciar as sílabas naquela rapidez "lá - dó - mi - sooool - dó - dóoo", era algo surreal - nunca me esqueço desse episódio.
Recentemente ouvindo o último cd dele, aliás fantástico (Esta Plena), me emocionei. Zenon é craque!!

Junho 10'.

Junho 10' Photos






terça-feira, 1 de junho de 2010

Copa 2010

Mesmo para aqueles que, como eu, não concordam com o Ganso fora de uma seleção de Gilberto Silvas, Julio Baptistas e cia., mas ainda assim gostam de futebol a ponto de não conseguirem deixar de torcer, doentes, pela amarelinha... aqui vai um calendário bem bacana:

Calendário da Copa de 2010